1 de jan. de 2013

Ovelhas para o Ano Novo (ou Shear Panic, Sheepland & Sheepdogs of Pendleton Hill)

Mais por acaso do que qualquer outra coisa, nos últimos tempos eu joguei 3 jogos diferentes cujo tema eram ovelhas, então resolvi comentá-los todos neste primeiro post do ano.
O mais antigo deles é Shear Panic, dos irmãos Lamont, publicado originalmente em edição limitada pela Fragor, mas depois republicado por uma dúzia de empresas. Aqui cada jogador controla algumas ovelhas que, no início do jogo, estão dispostas simetricamente no centro do tabuleiro. O objetivo é deixar suas ovelhas no local correto no momento certo, o que varia ao longo do jogo.
No início, o local correto é fazer com que suas ovelhas estejam o mais próximas possível. Depois deve-se chegar o mais próximo de Roger, o Bode. Dando continuidade, o mais próximo da ovelha negra e, por último, o mais longe do tosador possível.
Para mover suas ovelhas, cada jogador possui um conjunto de cartas com diferentes tipos de movimentos para suas ovelhas e para as ovelhas dos outros. Uma vez usada uma carta, ela sai do jogo, o que significa que você deverá planejar com cuidado quando usar cada carta.
O grande negócio do jogo é conseguir antecipar os movimentos dos outros jogadores para fazer uso deles em seu próprio benefício. Infelizmente é muito mais fácil falar do que fazer... hehehehe...
As miniaturas pelas quais os irmãos Lamont são conhecidos também são fantásticas e deixam o jogo não apenas interessante, como também bonito. Vale a pena tentar, mas vou avisando, o jogo fica bem manco com menos que 4 jogadores, então se você puder, teste numa mesa completa (4)
Depois dele, joguei Sheepland, de Simone Luciani e Daniele Tascini (a mesma dupla responsável pelo comentado Tzolk'in, que ainda quero testar), publicado pela Cranio Creations (de Dungeon Fighter e Rattus).
Neste aqui, os jogadores são moradores de uma ilha onde as ovelhas andavam soltas. Mas a ganância fez com que cada um quisesse cercar a maior quantidade de ovelhas em seus campos e iniciassem a colocação de cercas.
O tabuleiro é basicamente uma planta da ilha, com seus diversos terrenos e estradas dividindo-os. Em sua jogada, cada um tem de fazer 3 ações entre as seguintes opções: comprar participação em um terreno, mover uma ovelha ou mover seu pastor.
A participação nos terrenos é o que dá pontos ao final do jogo. Quanto mais ovelhas estiverem em terrenos nos quais você tenha participações, mais pontos você recebe. Mover uma ovelha é bem óbvio, e mover seu pastor serve para a construção de cercas (sempre que um pastor deixa um local, é imediatamente construída uma cerca onde ele se encontrava).
O jogo acaba quando acabarem as cercas.
Simples, divertido e rápido.
O último foi Sheepdogs of Pendleton Hill,  de Max Michael e publicado pela empresa dele mesmo, a StrataMax.
Aqui cada jogador incorpora o cão pastor que deve levar o rebanho para seu mestre, que espera montanha cima. O interessante é que os rebanhos normalmente são compostos por ovelhas de diferentes jogadores e a cooperação entre os jogadores ajuda a levar o rebanho para posições mais altas na montanha e que, consequentemente, valem mais pontos.
A dificuldade da cooperação é avaliar até que ponto continuar cooperando com os demais jogadores vale a pena.
As jogadas são baseadas em cartas que possuem os possíveis movimentos como, aumentar um rebanho, mover um rebanho ou mover o lobo.
Sim, existe um lobo na montanha que espanta as ovelhas que passarem perto dele.
Também interessante, também rápido, porém um pouco mais tático que os dois anteriores.

Curiosamente, em cada jogo, embora com o mesmo tema, os jogadores jogam em papéis completamente distintos: ovelhas, pastores e cães pastores. Mas os 3 jogos são interessantes. Shear Panic é mais família, Sheepland é um jogo rápido e Sheepdogs é um pouco mais estratégico.
Todos são interessantes e merecem pelo menos um teste.

4 comentários:

  1. Não consegue os Scans para jogarmos Print & Play?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Outra dúvida, vi sua tradução das regras do "Trias" e percebi que não consta nada que fale sobre as miniaturas de dinossauros que vêm como jogo. Por que isso ocorreu?

    ResponderExcluir
  3. Minha tradução de Trias foi baseada na primeira edição, onde os dinossauros eram apenas cubos de madeira...

    ResponderExcluir
  4. Mas cada cubo de madeira é um dinossauro ou uma manada?

    E há a possibbilidade de conseguirmos os scans de Sheepdog e SheepLand?

    ResponderExcluir