29 de set. de 2013

Alhambra

Como relembrar é viver, estes dias resolvi jogar Alhambra, um jogo publicado ela Queen Games em 2003 (nossa, já faz 10 anos...), e resolví escrever um pouco sobre ele para os saudosistas ou mesmo para os jogadores que passaram 10 anos congelados e ainda não conhecem.
Alhambra é um jogo de Dirk Henn (autor de Wallenstein e Shogun), com arte de Jörg Asselborn e Christof Tisch, e ganhou o prêmio de Jogo do Ano (Spiel des Jahres) na Alemanha em 2003.
Em Alhambra, cada jogador é um arquiteto que pretende construir a melhor e mais imponente Alhambra (construção típica do sul da Espanha no final do século XIII). Cada jogador começa um apenas uma fonte e, ao longo do jogo, vai comprando mais construções que estão disponíveis pelos 4 diferentes construtores.
Quando um jogador tem a vez e pode escolher uma entre três opções de jogadas: comprar construções, comprar dinheiro ou reconstruir sua Alhambra.
A primeira opção (comprar construções) é a mais básica do jogo no que tange aumentar sua
Exemplo de Construções
Foto: Geert VG
Alhambra. Sempre estão disponíveis 4 construções diferentes, uma ofertada por cada um dos 4 construtores. A propósito, construtores: cada um deles oferece uma por um determinado tipo de dinheiro e não é aceita moeda errada e nem tampouco é dado troco.
Após comprar uma construção a mesma deve ser ajustada à sua Alhambra de modo que sempre seja possível chegar a pé, sem ter que atravessar nenhum muro, até a fonte inicial da Alhambra.
Se um jogador conseguir comprar uma construção pelo valor exato, então ele pode imediatamente jogar novamente.
Exemplo de Dinheiro
Foto: Gert VG
A segunda opção de jogada (comprar dinheiro) é o modo como você adquire a moeda para comprar construções. Sempre estão abertas 4 notas de dinheiro aleatórias para os jogadores. Estas notas estão disponíveis nos valores 1 a 8 e nas 4 moedas diferentes. O jogador que escolher esta opção pode pegar uma das 4 notas abertas quaisquer ou uma quantidade qualquer de notas desde que o total financeiro delas não ultrapasse 5.
A terceira opção (reconstruir o Alhambra) serve para os jogadores poderem mover as peças dentro de sue próprio Alhambra, colocando-as em locais mais favoráveis.
Três vezes durante o jogo é realizada uma pontuação. Os jogadores que possuírem a maior quantidade de construções de um determinado tipo recebe pontos, bem como são distribuídos pontos pela quantidade de muros que existem em cada Alhambra.
Assim que acabam as construções, acaba o jogo e o jogador com mais pontos ganha.
As regras de Alhambra são simples e a jogabilidade é muito boa para um family game. No meio tempo existem 7 expansões diferentes para o jogo (cada uma, normalmente, com 3 possibilidades de alteração do jogo), que podem ser jogadas separadas ou combinadas.
O jogo, apesar de antigo, é muito bom e um excelente começo para uma nova coleção.
Nota 7 de 10

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