10 de mar. de 2016

20 filmes na telinha

E lá se vão mais 20 filmes que eu assisti na televisão e, como de costume, uma pequena resenha de cada um deles.

Nuovo Cinema Paradiso: Simplesmente o melhor filme que eu ví em muito tempo, contando a história de um diretor que relembra a infância e tudo o que o levou a ser o que ele é. Quando o filme chega a uma hora e cinquenta você acha que ele acabou e que ele já mereçe nota 10, e então você ainda tem mais 40 minutos que fazem com que ele seja melhor ainda. Excepcional!!!
Full Metal Jacket: Visão de Stanley Kubrick sobre a guerra do Vietnan do ponto de vista de um mariner que acompanha a desumanização dos soldados desde o treinamento até a guerra. Muito bom!
The Wizard of Oz: Dorothy vê sua casa levada por um furacão e acaba indo parar em Oz, onde encontra três amigos: um espantalho sem cérebro, um boneco de lata sem coração e um leão sem coragem. Juntos eles terão que enfrentar uma bruxa malvada para que ela possa voltar para casa. Excelente filme nem que seja pelas frases clássicas como "Toto, I've a feeling we're not in Kansas any more" que acabou se tornando até clichê.
The Goonies: Um grupo de adolescentes acaba esbarrando acidentalmente em uma caça ao tesouro do pirata Willy Caolho, com o objetivo de conseguirem dinheiro suficiente para salvarem seus lares de serem tomados pelo banco, mas além dos perigos da caçada eles ainda terão que enfrentar uma família de bandidos que também está atrás do tesouro. Clássico dos anos 80.
Amadeus: A incrível história de Wolfgang Amadeus Mozart, confidenciada pelo seu rival secreto, Antonio Salieri, muitos anos após a morte de Mozart, quando Salieri está confinado em um asilo. Embora a história tenha várias licenças poéticas, ainda assim e um excelente filme para ser visto.
Ladri di biciclette: Em uma Itália assolada pelo fantasma do pós-guerra, um homem consegue um emprego no qual precisa de sua bicicleta, mas ela é roubada logo em seguida e a trama se desenvolve em sua busca pelo ladrão. Se o final não fosse tão esdrúxulo, o filme seria muito bom.
The Kid: Charles Chaplin encontra um bebê abandonado e acaba criando a criança como se fosse sua, porém uma série de eventos arriscam a relação dos dois e parecem forçar a separação deles. Definitivamente não é a melhor comédia de Chaplin.
Breakfast at Tiffany's: Após se mudar para m novo apartamento, um escritor de pouco sucesso acaba conhecendo a vizinha do andar de baixo, que tem alguns costumes muito estranhos para manter a sua vida de glamour. Um clássico.
Trainspotting: Após uma série de altos e baixos um jovem tenta largar de grupo de amigos envolvidos no mundo das drogas de Edimburgo, mas ele não imagina que o mondo das drogas não quer largar dele. Interessante, porém nada excepcional.
The Dark Crystal: Em um mundo dividido entre duas raças, uma má e outra boa, um Gelfling sai em busca da lasca do cristal encantado para restaurar a paz. Uma aventura fantástica da fábrica de bonecos de Jim Henson.
Chitty Chitty Bang Bang: Dick van Dyke é um inventor maluco que, para agradar seus filhos, reforma uma lata velha e, durante um passeio na praia, começa a contar as mais fantásticas histórias para eles. Musical bem legal, para quem gosta de musicais... hehehehehe...
Chappie: Em um futuro próximo uma força policial de robôs controla o crime em Johannesburgo, até que um dos robôs acaba tendo uma nova programação e desenvolve consciência. Agora ele terá que aprender sozinho o que é o certo e o errado para poder sobreviver. Um filme que dá bastante o que pensar.
Snatch.: Após o roubo de um diamante enorme, o mesmo acaba perdido no meio do submundo do boxe ilegal, em uma sequência de absurdos envolvendo ladrões inexperientes, promotores inescrupulosos e assassinos de sangue frio. Excelente filme!
Bambi: Clássico Disney que conta a história de um veado que se vê forçado a crescer sozinho na floresta após sua mãe ter sido alvejada por caçadores. Um excelente filme que vale a pena ser assistido.
Rashômon: Após o assassinato de um samurai, um grupo de testemunhas discute o acontecido, revelando os pontos de vista de cada um dos envolvidos e, ao mesmo tempo, lançando luz sobre as mais escuras facetas do ser-humano. Interessante.
Per un pugno di dollari: Em busca de dinheiro, um pistoleiro solitário começa a atuar infiltrado entre duas famílias rivais no velho oeste, colocando-as uma contra a outra, com consequências inimagináveis. Bem interessante e com referências em diversos outros filmes.
Inglourious Basterds: Segunda Guerra na visão Tarantino, onde um grupo de soldados infiltrados na França planeja um golpe fantástico para assassinar Hitler durante a estréia de um filme em Paris. Como grande parte dos Tarantinos você pode adorar ou odiar. Eu fico em cima do muro em opinar...
All About Eve: Eve é uma garota que consegue se encontrar com uma atriz famosa mas já envelhecida de teatro e se infiltra no meio, fazendo de tudo para se tornar ela também uma atriz. O filme não é excepcional, mas o final vale muito a pena.
The Treasure of the Sierra Madre: Dois americanos procurando emprego no México são convencidos por um velho minerador a ir com ele em busca de ouro. Juntos eles encontrarão sua fortuna, porém, junto com ela, virá a cobiça que mostrará quem realmente eles são. Um excelente filme com um final inesperado.
L.A. Confidential: Na década de 50 a polícia está carcomida pela corrupção, até que três policiais, movidos cada um pelo seu próprio interesse, resolve desvendar um massacre que poderá revelar os chefes da máfia e da corrupção da força policial. Muito bom!

Por enquanto fico por aqui... até os próximos 20 filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário