24 de out. de 2005

Marinho e VW

Depois de ler um monte de coisas esquisitas sobre as relacoes da VW e do nosso ministro, resolvi ir a fonte. Consultei o Die Welt, onde o tal do Gebauer (ex-funcionario do Peter Hartz) deu a entrevista, e copiei a parte que interessa abaixo (em uma traducao livre):

[...]
DIE WELT: O "Sistema VW" restringe-se a Alemanha ou existem estruturas similares em outros paises?
Gebauer: Eu ja observei isto na VW do Brasil. Hartz era chefe do conselho observador e Volkert, membro deste conselho. Diversas vezes ambos viajaram no jato privado do Konzern (N.T.: nome comumente dado as fabricas associadas VW) para o Brasil. Volkert visitava sua amante sem preocupacoes e deixava de participar diversas vezes de reunioes do conselho observador. Para a alta cupula tudo era perfeitamente organizado. Com hoteis luxuosos e tudo mais - incluindo, claro, mulheres. O diretor de recursos humanos da VW do Brasil, Fernando Perez, planejava o andamento, o qual certamente tinha sido conversado com Hartz. Posteriormente Perez deixou a VW do Brasil. Hoje ele e vice-presidente do maior banco brasileiro.
DIE WELT: A direcao de Wolfsburg (N.T.: local onde fica a direcao da Volkswagen) nao ficava sabendo de nenhum destes passeios?
Gebauer: Ela estava envolvida. Um papel central na organizacao dos programas de "recreacao" era desempenhado por Lauro Alcantara, o "Diretor da Regiao America do Sul" e, ao mesmo tempo, membro da diretoria da VW do Brasil. Segundo Volkert, ele organizou no inicio de 2005 um programa em Sao Paulo, com a visita a um clube noturno, no qual participaram Hartz, Volkert e o presidente da VW do Brasil, Hans-Christian Maergner, assim como seu diretor de RH. Alcantara ainda esta trabalhando e recebeu, em abril de 2005, junto com Pischetsrieder, o presidente da Argentina. Varios participantes do sistema ainda mantem suas funcoes.
DIE WELT: Representantes dos trabalhadores de outros paises tambem recebiam as "festas" promovidas para o representante dos trabalhadores da Alemanha?
Gebauer: Eu acompanhei o antigo representante dos funcionarios da VW do Brasil, Mario Barbosa, e o chefe do sindicato dos metalurgicos, Luiz Marinho, em uma visita em Wolfsburg. Nos fomos para o bar noturno "Uschi" na Bundesstraße 188, em Velpke (N.T.: uma vila bem proxima a Wolfsburg). La foi feita uma "Festa Privada". Para os brasileiros as coisas foram realmente quentes. Cinco mulheres dancavam sobre a mesa e faziam com nossos hospedes bem do jeito que os homens gostam. Alguma hora cada um foi para um quarto. Isto custou alguns mil euros.
[...]


Bom, agora parece que o Marinho andou dizendo que isto sao calunias e que ele vai acionar judicialmente o tal do Gebauer...
Ele so esquece uma coisa: alemao e um povo metodico. Tem tanta gente caindo e tanta coisa sendo descoberta, porque existiam notas fiscais de tudo. Ate caixa 2 tem registro oficial. Se estas festinhas aconteceram mesmo, a chance de que alguma coisa concreta seja encontrada e grande.
Uma pergunta permanece: porque e que o representante do sindicato tinha que ir para a Alemanha negociar um acordo que diz respeito apenas a fabrica do Brasil??? Eu chamo isto tudo de motivo... ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário