8 de abr. de 2007

Pascoa

Hoje acordei inspirado e resolvi escrever um pouquinho sobre o significado da pascoa que, por incrivel que pareca, muita gente nao conhece, mesmo sendo este feriado um dos mais importantes da igreja catolica e o Brasil sendo um dos maiores paises catolicos do mundo.
A pascoa celebra a ressureicao de Jesus Cristo apos sua morte (que ocorre na sexta-feira santa), e o nome pascoa parece vir do hebraico Pessach, que significa passagem e era a celebracao hebraica da fuga do Egito.
Como a pascoa acabou se baseando na comemoracao do Pessach e o calendario judaico era lunar, o feriado da pascoa tornou-se movel no calendario que nos conhecemos, sendo tido como o primeiro domingo apos a primeira lua cheia que vem apos o equinocio de outono (no hemisferio sul) ou o de primavera (no hemisferio norte). O equinocio e o dia do ano em que a duracao do dia e da noite sao exatamente iguais, ou seja, o inicio da primavera ou do outono.
E algumas datas bastante interessantes no Brasil sao baseadas na pascoa. E o caso do Carnaval, no qual a terca-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da pascoa. Pode contar...

E agora que ja me fiz de professor por tempo suficiente para enganar bastante gente, feliz pascoa para todos, e que os desejos mais profundos de cada um se realizem.

Um comentário:

  1. Bom, eu acho que a Páscoa foi introduzida para substituir um feriado importante de outra religião. Facilita a conversão dos iletrados. Veja o que fizeram aos Vikings e Celtas, mais os Vikings eu acho, que trocaram Odin por Santa Claus, cavalo mágico de 8 patas por renas voadoras puxando trenó. 25 de dezembro era o principal feriado na Europa pagã e foi substituído pelo Natal.

    ResponderExcluir