26 de mar. de 2011

Receitas Médicas

Não é novidade que uma série de leis brasileiras deixa muito a desejar, mas curioso mesmo é que até leis mais novas são extremamente burras, mesmo quando inicialmente imaginadas na melhor das boas intenções (infelizmente, como diz o ditado, de boas intenções o inferno está cheio).
A última que eu descobri é que para se poder comprar antibióticos você precisa deixar a receita original com a farmácia, e a mesma tem data de validade a partir da emissão por parte do médico... Aparentemente a idéia era de que ninguém pudesse comprar antibióticos sem receita, o que é correto, diga-se de passagem, pois já sabemos que o uso indiscriminado de antibióticos leva a ineficácia dos mesmos no futuro.
O grande problema é que uma lei desta pensa apenas no caso comum (sujeito vai ao médico, médico receita antibiótico, sujeito compra e deixa receita na farmácia, fim da história), mas não leva em consideração nenhuma das situações não "tão" normais, mas que ocorrem corriqueiramente.
Um exemplo prático é do sujeito que tem que tomar um antibiótico de uso contínuo. Neste caso, uma caixa pode durar no máximo uns 14 ou 15 dias. Se esta pessoa não tem dinheiro para comprar logo uma dúzia de caixas do remédio, vai ter que ir ao médico pelo menos 2 vezes no mês apenas para conseguir a receita, ou o médico vai ter que dar receitas pré-datadas (o que não deve ser uma prática legal...).
Outra excelente exceção é no caso do comprador do remédio ter inadvertidamente derrubado o frasco. Você tomaria um antibiótico que caiu no chão? Se isto acontecer, ele vai ter que pedir um favor ao médico para que o mesmo faça uma nova receita apenas para poder repor o remédio que já tinha. E seguindo a Lei de Murphy, geralmente alguma coisa assim acontece no domingo as 6:00am...
Eu até concordo que não se pode abranger todos os casos particulares de determinado assunto, mas situações especiais tem que ser previstas, principalmente quando não são casos tão raros, o que me faz perguntar, será que alguém da área foi consultado quando a lei foi escrita ou foi simplesmente alguém tentando resolver um problema com uma assinatura?

Nenhum comentário:

Postar um comentário