9 de dez. de 2012

Suburbia

Ontem estreei Suburbia, jogo de Ted Alspach (mais conhecido pelas suas inúmeras expansões para Age of Steam), publicado em parceria da Lookout e Bézier.
Cada jogador tenta expandir uma pequena cidade, tranformando-a em uma metrópole, utilizando, para tanto, a colocação de peças hexagonais que representam diferentes tipos de construções: residenciais, industriais, públicas e comerciais.
Cada peça colocada em jogo custa dinheiro ao jogador, mas também traz vantagens e desvantagens, em termos de receita e de reputação da cidade. Por exemplo, construir um aeroporto aumenta a receita, mas diminui a reputação se for construído ao lado de uma peça residencial.
Através da expansão ordenada da sua cidade, utilizando a melhor combinação de vantagens das peças disponíveis sem deixar que as desvantagens delas prevaleçam, o jogador aumenta a população de sua cidade o que, ao final do jogo, representa os pontos de vitória.
Além disto cada jogador possui um objetivo secreto que pode lhe valer muitos pontos no final da partida, sem contar que existem, também, objetivos abertos que valem para todos os jogadores. Estes objetivos fazem com que mesmo na última rodada ainda não se tenha certeza de quem é o jogador vitorioso.
Com uma mistura de sorte e tática bem inteligente o jogo me agradou bastante e vou tentar jogar ele novamente em breve.

Nota 7 de 10

Foto de Chris Norwood

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