6 de fev. de 2015

1889

Terminei de ler 1889, terceiro livro da trilogia história de Laurentino Gomes, iniciada em 1808 e 1822, publicado, desde vez, pela Globo Livros.
Agora Laurentino parte do ponto onde Dom Pedro II é abandonado pelo Pai ainda em tenra idade, após sua abdicação e ida para Portugal, até os fatos que irremediavelmente levaram à queda da monarquia brasileira e a instauração da República.
Como nos outros dois livros, Laurentino explora os fatos pouco conhecidos (ou divulgados) da história, como o fato do nosso suposto proclamador, Marechal Deodoro da Fonseca, não ser um republicano, mas sim um instrumento que acabou a ser levado a tomar o poder no meio de um turbilhão de eventos e coincidências que aconteceram nos meses e mesmos dias que antecederam o fatídico dia 15 de Novembro.
Escrito de forma clara e simples, como já é conhecido da redação dos outros dois volumes, Laurentino explica desde os motivos da falência do império até a instauração do novo governo, que era mais uma ditadura do que uma república, até a passagem do governo, de forma ainda atrapalhada, para Campos Sales, primeiro presidente civil do país.
Excelente, mesmo que você não tenha lido nenhum dos outros dois livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário