20 de fev. de 2015

Autoesporte e notícias sensacionalistas

Hoje eu li uma matéria na Revista Autoesporte deste mês, cuja capa pode ser vista ao lado, sob o título "O Ano dos Recalls" e chamada:
Fabricantes batem recorde em quantidade de carros com defeito pela segunda vez consecutiva
 É bem interessante como algumas reportagens conseguem colocar fatos de tal forma a privilegiar apenas um lado da moeda. No meu ponto de vista é exatamente o que esta reportagem fez.
Para começar a conversar, a chamada reproduzida acima é falsa. Na segunda página do mesmo artigo é mostrado um gráfico que traz a evolução da quantidade de veículos afetados em recalls ao longo dos anos, desde 2007, gráfico no qual podemos observar que apenas em 2014 foi quebrado um recorde de quantidade, o que torna completamente falsa a afirmação de que temos quebrado o recorde de quantidade de carros pela segunda vez consecutiva.
Mas tudo bem, nada como uma chamada sensacionalista para trazer a atenção do leitor, mesmo quando ela é desmentida durante o próprio artigo.
Descontando este "erro", ainda temos uma coisa interessante no artigo: um destaque para a frase de Maria Inês Dolce, do Proteste, é claramente colocada em destaque:
O CONTROLE DE QUALIDADE TEM QUE SER MAIS RIGOROSO
Em compensação, a opinião de outros especialistas citados na reportagem, mostrando o lado positivo de mais recalls não é citada em destaque, mas simplesmente colocada lá para passar despercebida pelo leitor desatento:
As empresas estão preocupadas com o consumidor e com a própria imagem. É um fator de credibilidade para elas.
Obviamente a realidade não está nem nas fabricantes serem boazinhas nem no que Guilherme Blanco Muniz, autor do artigo, parece conhecer sobre recalls, mas como, na maioria das vezes, no meio termo, o que nos mostra mais uma vez que é preciso muito cuidado com as informações que nos chegam antes de sairmos por aí fazendo julgamentos de juízo equivocados.

E para finalizar e termos alguma coisa para pensar, se ter menos recalls fosse sinônimo de segurança e carro sem problemas, então a boa e velha Kombi seria o veículo mais seguro e de qualidade do Brasil, afinal não consigo lembrar dela participando de nenhum recall.

Nenhum comentário:

Postar um comentário