9 de jun. de 2011

Merkator

Ontem a noite foi dia jogar Merkator com um colega. Este jogo desenvolvido por Uwe Rosenberg como um dos jogos de aniversário de 10 anos da Lookout Games, apesar de ser bem interessante, não chega nem perto da complexidade de outros jogos da mesma editora e autor (como Agricola ou Le Havre, por exemplo), e que não necessariamente quer dizer que o jogo é ruim.
Em Merkator os jogadores assumem o papel de comerciantes que, através da combinação de 16 possíveis materiais, tentam realizar contratos em diversas cidades diferentes ao longo do jogo, ao mesmo tempo que marcadores de tempo vão sendo distribuídos aos jogadores.
Cada rodada é dividida em 4 fases. A primeira delas é o investimento, no qual os jogadores devem se desfazer de contratos velhos ou indesejados e investir o dinheiro recebido pela sua venda em bonus (que geram produtos extras em determinadas cidades) ou construções (que valem pontos de vitória ao final do jogo). A segunda fase é a viagem para uma das cidades. Ao chegar na cidade, o jogador ativo recebe todas os produtos disponíveis nesta até o momento e é disparada a produção em outras cidades de acordo com algumas regras. Na terceira fase o jogador ativo tem a chance de cumprir contratos na sua cidade de destino, devolvendo ao estoque os produtos necessários para o contrato em questão. Quando um contrato é realizado, o jogador recebe um novo contrato com valor superior ao realizado. Desta forma, ao londo do jogo, os contratos disponíveis para os jogadores vão valendo cada vez mais pontos e, consequentemente, sendo cada vez mais difíceis de serem realizados. Um contrato concluído permanece com o jogador e pode ser refeito mais uma vez em rodadas posteriores. A quarta e última fase da rodada é destinada aos oponentes. Cada oponente pode escolher se juntar ao jogador ativo para realizar contratos na cidade de destino deste último. Para tanto é necessário apenas o pagamento de uma taxa ao jogador ativo (na forma de marcadores de tempo).
O jogo acaba assim que um jogador concluir um contrato de nível 10 (para se ter idéia, cada jogador começa com 1 contrato de cada nível entre 2 e 5) ou quando são distribuídos todos os marcadores de tempo.
Como grande parte dos jogos da Lookout, a quantidade de material no jogo é bem grande, então é recomendável uma boa divisão das peças na hora de guardar o jogo, do contrário é necessário pelo menos 15 minutos apenas para preparar uma partida. Um ponto interessante é que o jogo é muito bem acabado e as “caixas” para armazenamento das mercadorias ao longo da partida dão um toque especial ao jogo, que é bem rápido e muito bom em 4 jogadores. Ele também pode ser jogador em 2 ou 3, mas a dinâmica fica um pouco mais deficitária.
Também existe uma versão solo, mas quanto a esta eu não posso falar muito, já que não testei a mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário