12 de jun. de 2011

The World Cup Card Game 2010

Este final de semana foi na casa do Luis Cláudio jogar um pouco e lá conheci The World Cup Card Game 2010, de Shaun Derrick. Para aqueles que nunca ouviram falar dele, sem problemas, pois ele só fez este jogo, bem como a versão de tabuleiro.
Neste jogo de cartas é recriada a copa de 2010, com os jogos da fase eliminatória já montados, recriando os combates existentes realmente na África do Sul.
Os jogadores recebem 7 a 8 cartas (dependendo da seleção que cada jogador recebe), e estas cartas serão utilizadas durante todos os três jogos da fase eliminatória, então o espírito é realmente imaginar o que vale a pena gastar em cada jogo e quais cartas você deve "economizar".
As cartas representam gols, ataques (que valem 1/2 gol), defesas (que anulam um ataque), faltas (que anulam um gol) e cartas especiais de 2 ou 3 gols (que só valem para os times mais bem cotados como, por exemplo, Itália, Holanda, Alemanha e Brasil). Após os jogadores escolherem quais de suas cartas eles irão utilizar na partida, ambos revelam as mesmas juntos e o resultado é apontado na tabela.
Após as partidas de uma chave, somam-se os pontos como na copa real e saem os times eliminados e que vão para as oitavas.
A partir das oitavas, todos os jogos acontecem simultaneamente. Cada jogador possui apenas 3 cartas na mão e, cada vez que usa uma, compra uma nova. O interessante desta fase é que todos os jogadores podem baixar cartas em qualquer um dos jogos. Como cada time pode ter apenas 4 cartas baixadas, os jogadores oponentes podem jogar cartas de pouco valor nos times adversários para ocupar um destas 4 lugares e evitarem que o dono do time baixe cartas mais valiosas.
Da mesma forma são disputadas as quartas de final, a semifinal e a final.
Infelizmente, jogando em poucos jogadores, existe uma grande chance de um mesmo jogador possuir os dois times de uma partida. Isto significa que ele pode claramente escolher o resultado da partida. Já em muitos jogadores, pode acontecer de um jogador ficar várias rodadas de fora do jogo.
A despeito de ser bem interessante para uma partida uma vez ou outra, não está na minha lista de preferidos.

escala de 0 a 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário