22 de out. de 2011

Essen - Último dia (pelo menos para mim...)

Hoje foi meu último dia em Essen este ano... Joguei bastante, me diverti bastante, encontrei antigos amigos e fiz alguns novos...
Amanhã de manhã já estou pegando o avião para casa, afinal segunda-feira é dia de trabalhar para poder pagar as horas que fiquei devendo esta semana.
No frigir dos ovos, acho que Essen foi muito melhor este ano do que ano passado (mesmo com uma boa quantidade de jogos tendo me decepcionado). Acabei comprando alguns bons jogos usados e, no meio do caminho, ainda cruzei com o Knizia, que autografou uma cópia do Einfach Genial para mim.
Hoje eu aproveitei para testar um jogo novo da Scriptorum, uma empresa italiana que costuma publicar jogos belíssimos. O jogo chama-se 011, e é patrocinado por uma banda metal chamada Therion, ambientando-se em uma Turim Steampunk.
O Ragnarok está para acontecer e você tem que descobrir, entre oito possíveis personagens, quem é o escolhido, que poderá deter ouviam do mundo. A cada nova rodada você escolhe um dos personagens para utilizar, cada um com uma habilidade diferente, e gasta unidades de tempo para se mover ao longo do tabuleiro e realizar sua ações. O tempo é bastante escasso e você tem que controlar com cuidado quanto você pode gastar e quanto você ainda precisa economizar.
Infelizmente, mesmo com uma arte fabulosa, o jogo possui um downtime enorme (após um jogador ter realizado sua ação, ele pode ficar até 15 minutos sem fazer nada, enquanto os demais jogadores pensam no que. Fazer e realizam sua próprias ações). Além disto e a despeito do tema, ele não parece prender as pessoas no clima (talvez até mesmo devido a pouca interação entre os jogadores).
Definitivamente um jogo que, na minha opinião, não vale a pena ser comprado.
Também tive a oportunidade de testar Funkenschlag - Die erste Funken, um spin-off do Funkenschlag para os homens das cavernas.
É interessantíssimo ver como todos os mecanismos básicos de Funkenschlag estão presentes, mas ao mesmo tempo, são diferentes ou são usados de forma diferenciada. O leilão da usinas, por exemplo, foi transformado em uma oferta de ferramentas e conhecimentos. A conexão de novas cidades transformou-se na procriação dos homens das cavernas pelas áreas de caça (as quais geram, com a utilização das ferramentas apropriadas nos terrenos correspondentes, alimentos) e a utilização das matérias primas virou a alimentação dos membros da sua Familia.
Os alimentos são uma mistura de dinheiro e matérias primas e o sistema de posicionamento não mudou em nada.
Em resumo, para aqueles que gostam de Funkenschlag, este novo jogo e sucesso garantido.

Chegando no brasil eu tento publicar mais alguma coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário