30 de dez. de 2006

Saddam Hussein

Hoje às 6:00 (hora local) o ex-ditador Saddam Hussein foi enforcado em Bagdad.
O que vai aparecer nos livros de história (pelo menos, nos americanos) é que Saddam foi julgado devido a morte de cerca de 140 xiitas e que o Iraque foi invadido para acabar com o regime de terror instituído por ele, bem como a confecção de armas de destruição em massa, e que o golpe militar que derrubou este regime déspota foi rápido e certeiro.
Afinal de contas, a história geralmente é escrita pelos vencedores...

Somente depois do enforcamento mais de 70 pessoas já morreram em atentados no Iraque e os especialistas acham que este número pode aumentar muito... Matar Saddam não resolveu nada e, possivelmente, pode até ter piorado a situação que já não era lá grandes coisas no Iraque.
Que o golpe militar (que, se bem me lembro trazia o nome de "Tempestade no Deserto") foi bem sucedido eu tenho que concordar, mas de 2003 para cá não passa uma semana sem que haja um novo atentado e os E.U.A. estão bem longe de ter um regime estável implantado.
Também, depois daquela história de armas de destruição em massa... Mesmo com a desaprovação do conselho de segurança da ONU e sem ter nenhuma prova da existência de armas de destruição em massa o ataque aconteceu.
Cheguei a procurar em um monte de e-mails antigos e achei uma piadinha da época que retratava muito bem a situação... :-)
Até hoje nada neste sentido foi encontrado lá (e acho que se houvesse mesmo, já teria aparecido, ou vocês acham o contrário???) e o ex-acessor até confirmou que este motivo não era legítimo.
O motivo real da invasão foi o de sempre: dinheiro. Só que em forma de petróleo... Mais claro que isto só uma anã-branca!!! (sorry por esta... piada de física... hehehehee...)
Fora isto, só mais uma comparação: vocês já devem ter visto quanto tempo um prisioneiro passa no corredor da morte, mesmo após a sentença ser decretada? Pode levar anos até que a pena de morte seja realizada... Estranho como o julgamento em questão foi rápido. Menos de um ano do início até a aplicação da pena... Fascinante como as coisas podem funcionar...

E enquanto isto o presidente com o menos Q.I. da história americana continua se achando cada vez mais o dono do mundo... e pode ser até que ele tenha razão!!!
Como eu disse: a história geralmente é escrita pelos vencedores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário