28 de dez. de 2006

Transportes Aéreos no Brasil

Cheguei novamente no Brasil a uma semana e já estou cansado de tanto ouvir falar da crise no setor aéreo nacional. Todo dia tem uma notícia nova ou se fala de uma velha. Desde a crise dos operadores aéreos até o acidente dos aviões, chegando ao caos total em que o setor aeronáutico brasileiro está mergulhado.
Mas o que mais me chama atenção é como as noticia tem sido dadas de uma forma, a meu ver, leviana e sem conteúdo real.
Um dos exemplos são os fatores absurdos de prejuízo que o setor hoteleiro de determinados pontos turísticos está tendo com o problema, devido a cancelamento ou atraso de viagens. Segundo as noticias, este ano, conforme o lugar, terá 40% de prejuízo!!!
Pera aí... Prejuízo é quando você fecha no vermelho, certo? Aparentemente não é isto que irá acontecer. Na verdade o que eles querem realmente dizer é que terão até 40% a menos de rendimento, ou seja, 40% de lucro estimado.
O setor achou que lucraria X e só vai lucrar uma parcela deste valor... mas ainda assim, lucro.
Agora o que mais me chama atenção é como os meios de comunicação tem desviado a atenção da população dos verdadeiros culpados. Desde que cheguei não ouvi falar muito sobre as condições de trabalho dos operadores aéreos ou da degradação do maquinário que, em alguns centros de operação, está a ponto de estragar de vez!!! Em compensação a todo momento sou bombardeado com histórias sobre as empresas aéreas estarem realizando a prática de overbooking (vender mais passagens do que sua capacidade).
Será que só eu acho que o real problema não é overbooking por parte das empresas aéreas? Existem até multas estipuladas a serem pagas para os passageiros (com valores de até R$4.000,00) no caso de overbooking. Além do mais esta prática é utilizada para evitar vôos desocupados devido a cancelamentos por parte dos passageiros e, em períodos normais, nem é tão evidente (ou vocês já tinham visto falar de overbooking no JN antes??).
O problema é estrutural e parece que o bode expiatório está sendo empurrado para as empresas aéreas!!!
Tudo bem que as empresas aéreas brasileiras não são lá estas coisas, mas a parcela de culpa delas, no problema que temos hoje, é relativamente pequena...

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