7 de nov. de 2010

Dixit

Ontem à noite foi dia de jogar com os amigos, e estreamos um jogo que eu trouxe de Essen no final do mês passado: Dixit.
Em Dixit cada jogador possui um conjunto de cartas que mostram ilustrações muito bem feitas mas completamente "fora da casinha", como, por exemplo, um coelho branco de armadura em frente a um dragão ou um castelo flutuando entre as nuvens içado por um balão.
O jogador que tem a vez deve escolher entre suas cartas uma e, baseado nela, falar uma frase, palavra, título de filme ou música, som ou qualquer outra coisa.
Após o jogador, que é chamado de "Storyteller" dizer a frase inspirada por sua carta, os demais jogadores devem, entre as suas próprias cartas de mão, escolherem a que melhor se adapta à frase do Storyteller. Todas as cartas são reunidas (a que realmente inspirou o Storyteller e as escolhidas por cada jogador) e formando um conjunto de possibilidades da carta do Storyteller.
Agora cada jogador deve votar em qual a carta que realmente inspirou o Storyteller.
Este só ganha pontos no caso de alguns jogadores terem acertado sua carta e outros não, logo, o Storyteller tem que fazer uma sentença genérica o suficiente para que alguns jogadores errem, mas ao mesmo tempo, específica o suficiente para que, pelo menos, um jogador acerte sua carta.
É uma interessante variação do Leréia, também conhecido como Academia, mas que, no grupo certo, leva a muitas gargalhadas, sendo claramente classificado como um party game. Não exige muito do cérebro (exceto um bocado de imaginação) e proporciona umas boas horas de diversão, merecendo o prêmio de Jogo do Ano da Alemanha em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário