12 de nov. de 2010

Thunderstone e Fresko

No último domingo eu estreei mais uma das minhas aquisições de Essen com minha esposa: Thunderstone.
Thunderstone é um jogo com mecanismo de "deck building", o que, trocando em miúdos, significa que cada jogador começa com um deck de cartas padrão iguais entre sí e, ao longo do jogo, vai "comprando" mais cartas para incrementar seu próprio deck, tornando-o único a cada novo jogo. Como o deck é constantemente reembaralhado, cada nova carta que você coloca no deck lhe proporcionará mais vantagens, mas também tornará o deck mais "inchado", o que fará com que as cartas que você procura sejam mais difíceis de chegarem à sua mão.
O jogo é composto de duas áreas: a vila e as catacumbas. Na vila vocês utiliza as cartas que você possui como dinheiro para adquirir novos itens ou heróis para seu deck, bem como as cartas de experiência acumuladas para melhorar os heróis que você já possui.
Nas catacumbas você utilizará os heróis e armas acumuladas para enfrentar os monstros em seu caminho para encontrar a Thunderstone.
Para tornar as coisas imprevisíveis, cada nova partida possui itens, heróis e monstros randomicos, o que tende a tornar, no meio de mais de 500 cartas, cada jogo único.
Nunca tinha jogado um jogo com este mecanismo antes e gostei bastante...

Já na quarta foi a vez de encontrar alguns velhos amigos na Ludus Luderia, em São Paulo: Skip e Fábio Tola... Conversamos bastante, demos muita risada e falamos, claro, de jogos...
Infelizmente o Tola não pode ficar até mais tarde, mas o Skip, eu e um outro colega que juntou-se ou grupo resolveu jogar Fresko.
Em Fresko cada jogador assume o papel de um pintor que está trabalhando na pintura do teto de uma igreja. Ao longo das fases do jogo, cada jogador possui 5 assistentes (que representam, cada um, uma ação) que deverão ser mandados ao mercado para compra de pigmentos, para a capela para pintura do teto, para o estúdio para pintura de retratos (e consequente ganho de dinheiro para os demais gastos) e para a oficina, para misturar os pigmentos adquiridos.
Para que se possa pintar um pedaço do afresdo da igreja, é necessária uma combinação única de pigmentos, os quais serão obtidos misturando os pigmentos adquiridos no mercado em cores cada vez mais complexas. Cada pintura vale uma quantidade de pontos que representa a complexidade dos pigmentos necessários para a respectiva parte pintada.
Os jogadores tem que, ao longo do jogo, gerenciarem que pigmentos serão comprados, que misturas devem ser feitas e quais pedaços do afresco devem ser pintados.
Um jogo bem interessante que, embora não tenha ganho o Spiel des Jahres, foi um excelente concorrente para Dixit. Acho que deve entrar na minha lista de compras... huahuahuahua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário