30 de nov. de 2010

Ilha Bela com jogos

Este final de semana foi o encontro anual dos ex-colegas de trabalho (e ainda muito amigos) de São Paulo que tradicionalmente ocorre em Ilha Bela, litoral norte de SP.
Para quem não conhece, Ilha Bela é muito bonita e vale a pena, principalmente para aqueles que gostam de uma caminhada ou pedalada. E mais ainda para quem leva um monte de jogos na mala e tem um bando de colegas dispostos a ficar até 04:00 jogando...
A principal novidade da noitada (para eles, pois eu tinha jogado em Essen) foi Small World.
Em Small World os jogadores escolhem raças que possuem, cada uma, habilidades especiais diferentes entre si, e, com os habitantes de cada uma destas raças, tentam conquistar a maios quantidade de territórios que, ao fim de cada rodada, trazem pontos de vitória. O problema é que para ocupar um território você tem que deixar um habitante ocupando o mesmo. Com este mecanismo você vai ficando cada vez com menos habitantes para expandir mais ainda seus domínios e, neste momento, é hora de fazer sua raça declinar e escolher uma nova para começar tudo mais uma vez.
O grande lance é saber quando escolher uma nova raça e qual combinação de poderes vale a pena em determinada altura do jogo.
Com um mecanismo simples e interessante, é um jogo que agrada grande parte dos jogadores (desde que não viciados em brain burners), principalmente os círculos de jogos ocasionais.
Curioso é que este jogo é uma reinvenção de Vinci, que eu joguei anos atrás e, se não fosse meu amigo Fábio Tola, nem iria ter me ligado. Uma das grandes diferenças é que a pontuação do Small World é escondida e revelada apenas ao final do jogo, quando no Vinci, era aberta, se bem me lembro.
Bom e, ao mesmo tempo ruim, é o fato de que fazer uma expansão para este jogo é extremamente simples (basta criar novas raças e poderes), logo, já existem umas 5 diferentes, tornando o jogo um Magic da vida... hehehehehehe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário